E disse Calebe: Quem ferir a Quiriate-Sefer, e a tomar,
Acsa era filha de Calebe, um dos homens que foram enviados para sondar a terra prometida, e apesar de ver na terra gigantes, acreditou na Promessa do Senhor de que daria Canaã ao seu povo.
Após receber de Josué sua porção prometida, era necessário lutar e tomar os territórios que lhe era por direito. Foi quando Calebe, já com idade avançada, promete sua filha Acsa para quem conquistar uma cidade chamada Quiriate Sefer.
E disse Calebe:
Quem atacar Quiriate-Sefer, e a tomar, lhe darei a minha filha Acsa por mulher.
Juízes 1:12
Então se apresenta o jovem Otoniel que conquista esse território e então Calebe lhe deu sua filha Acsa por mulher.
E tomou-a Otniel, filho de Quenaz, o irmão de Calebe,
mais novo do que ele; e Calebe lhe deu a sua filha Acsa por mulher.
Juízes 1:13
Porém, a terra de Quiriate-Sefer era uma terra seca, impossível de ser cultivada e consequentemente, habitada. Então Acsa convence Otoniel de irem até seu pai Calebe e lhe pedir também fontes produtivas e assim Calebe lhes concedeu as fontes superiores e inferiores.
14 E sucedeu que, ao chegar, ela o persuadiu a que pedisse um campo a seu pai;
e ela se apeou do jumento, saltando; e Calebe lhe disse: Que desejas?
15 E ela lhe disse: Dá-me uma bênção; pois me deste uma terra seca,
dá-me também fontes de águas.
E Calebe lhe deu as fontes superiores e as fontes inferiores.
Juízes 1:14-15
Vemos nesse texto bíblico, a jovem Acsa tendo um papel muito importante, pois foi a visão dela e disposição de convencer seu marido a ir reinvindicar junto a seu pai fontes de água e ela mesma conversou com seu pai e teve seu pedido atendido.
O que significava dalí pra frente um novo tempo para o casal que habitaria numa terra em que poderia se tornar produtiva com o trabalho deles e próspera ao decorrer do tempo.
Esse texto nos ensina a postura de uma mulher com visão de águia e capaz de mudar o rumo de uma história com sua inteligência e capacidade de argumentar junto àquele que pode resolver a situação.
Devemos tomá-la como exemplo quando se nos apresente algum problema de ordem familiar, colocando-nos diante do Senhor em busca da solução e de sua intervenção para alcançarmos o objetivo. Acsa foi falar com seu pai e nós devemos falar com nosso pai, e o fazemos praticando Mateus 6:6 como sempre temos falado em nossos vídeos e blog, que diz assim:
Mas quando você orar, vá para seu quarto,
feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto.
Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará.
Mateus 6:6
Mateus 6:6
Com amor
Lena