Quando leio Mateus 1 de 18 à 25 fico maravilhada com esse homem chamado José e como em tão poucas linhas Mateus conseguiu descrever a totalidade do caráter do pai terreno de Jesus Cristo.
Primeiro José era bem mais velho do que Maria, que deveria ter 15 ou 16 anos. José já havia sido casado e agora era viúvo. Ele tinha uma carpintaria, era carpinteiro, uma profissão muito bem reconhecida e que dava bastante lucro naquela época. Porém, era uma profissão que exigia esforço físico, pois as árvores tinham de ser buscadas longe, cortadas com facões, não existia as ferramentas de hoje. As árvores transportadas de maneira quase braçal até a carpintaria, lá serradas também à mão, em fim tudo era manual. O que nos leva a crer que José era um homem de tipo físico forte, acostumado a trabalhos pesados.
Quando ele fica sabendo que Maria está grávida e não dele, o que se passa na cabeça desse homem é que Maria o traiu, se entregou a outro homem e ficou grávida desse outro. É justamente aí que aparece o lado humano, sensível e temente a Deus de José. Eu imagino a dor do coração dele, afinal ele amava Maria, aquela jovenzinha doce e pura, mas .... adeus doçura, adeus pureza.
Evidentemente, Maria lhe falou sobre a aparição do anjo a ela, do que esse anjo lhe falou em fim tudo que podemos ler em Lucas 1, mas acompanhando a sequencia dos fatos, ele não acreditou. Evidentemente, que naquela época, o povo esperava a vinda do Messias, do Salvador e pelas escrituras sagradas sabiam que ele nasceria de uma virgem, que viria com a missão de libertar o seu povo, mas ... vamos e venhamos ... o primeiro impacto é desolador, é o homem terreno que se precipita no agir e no decidir.
A Bíblia não fala, mas eu tenho certeza que a essas alturas dos acontecimentos Maria devia estar de joelhos, em prece, chorando provavelmente, falando com Deus tudo que estava prestes a lhe acontecer diante daquela situação. Estava temerosa, aflita com certeza, ela era humana, estava inocente do que ele estava pensando e julgando ela fosse capaz de fazer, as consequências eram funestas, a desonra e a morte.
Enquanto isso ele intenta deixar Maria secretamente, porque se ele a expusesse publicamente ela seria apedrejada até a morte, morreriam ela e a criança, esse era o castigo para as adúlteras, pois afinal eles já estavam noivos, e isso valia como o próprio casamento. Apesar da dor o seu pensamento estava em Maria e na criança. Ele vai se deitar com o coração apertado, triste e abatido e então ele sonha.
Um anjo vem em sonho para ele e diz que Maria não o traiu, que a criança que ela espera foi gerada pelo Espírito Santo, que é um menino, e que ele deve por o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo de seus pecados, como está nas escrituras sagradas: Eis que a virgem conceberá, e dará a luz um filho, e chama-lo-ão pelo nome de Emanuel, que traduzido é: Deus conosco. Então José ao despertar faz como o anjo lhe falou, recebe Maria por esposa e mais ainda não a conhece até que a criança nasça. Era preciso ser um homem de Deus, muito conhecedor e crente nas escrituras sagradas e de um coração cheio de amor e fé para agir como ele agiu.
Imagino agora Maria, com o coração aliviado, agradecendo a Deus pela providência divina, ao invés da vergonha a honra, a invés da morte a vida em Deus, ao invés das lágrimas o riso de alegria. Isso reflete bem o que um homem é capaz de fazer com os sentimentos de uma mulher, ele pode lhe dar vida, mas pode também lhe causar a morte não física, mas no coração, na alma, nas emoções. Se isso lhe acontecer, faça como Maria, ajoelhe-se, ore e entregue o seu caso ao Pai, que tem todo poder de reverter qualquer situação e desfazer as mentiras do diabo.
Me faltam palavras para descrever o José homem, o amparo, o braço forte, a honra, a fé e acima de tudo O Amor! Os passos desse homem na terra foram marcados por atitudes de amor e gestos de proteção para o menino Jesus e sua mãe. As passagens desse homem pela Bíblia são poucas, poucos trechos se referem a Jose, mas as marcas que ele deixou são indiscutíveis e incontáveis.
Todo homem deveria aprender mais com José, pois ele personifica todas características de um homem de verdade, de um homem de Deus, forte e másculo no mundo, manso e doce com os seus amados e confiante e obediente para com Deus.
Deus os abençoe em nome de Jesus!